Numa clara demonstração de que se a vida não imita a arte, pelo menos, imita a cultura popular, a Direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses optou por emular a personagem Caco Antibes, da sitcom brasileira Sai de Baixo, ao bloquear a votação de uma proposta dos eleitos da Lista Psicologia Plural para a criação de uma quota social.
Desta forma, a Direção da OPP bloqueia a possibilidade da criação de uma quota mais justa para aqueles que recebem menos do que um salário mínimo no seu exercício como psicólogos. E fê-lo da forma mais surreal, evocando que a proposta (que iria levar a uma alteração do Orçamento da OPP) não podia ser apreciada na reunião da Assembleia Geral de votação sobre… o Orçamento da OPP.
Na altura, o expediente utilizado envolveu prometer a marcação de uma reunião para dia 17 de Janeiro. Reunião essa que obviamente não foi marcada, sendo apenas marcada para esta semana. Mas, pasme-se, nesta reunião a proposta não vai ser incluída no único ponto que permite a alteração do Regulamento de Taxas e de Quotas. Assim, a Direção poderá argumentar que agora não podem aprovar a proposta ou porque tem efeitos sobre o orçamento ou porque não constava do ponto de alteração do Regulamento de Taxas e de Quotas. Ou seja, qualquer expediente vale para bloquear uma necessidade de apoios aos psicólogos com menos recursos.
É caso para dizer que a atual Direção da OPP está em versão “de horror a pobres”.